Vem aí mais uma edição do Expresso BPI. Será a 27ª desde que a maior prova do golfe nacional se iniciou em 1998 e, como sempre, vem com várias novidades e surpresas.
As inscrições já abriram no site oficial da prova em mediagolf.pt e esta edição promete ser mais um ano carregado de emoção, competição intensa, espírito de equipa, networking, mas também a possibilidade de rever velho amigos ou, quem sabe, fazer novas amizades.
A prova vai correr o país de norte a sul, com paragens igualmente nas duas regiões autónomas, naquela que é a maior competição desportiva nacional para equipas de empresas.
Um por todos, todos por um
O lema dos Três Mosqueteiros, ‘Um por todos, todos por um’, aplica-se de forma perfeita à grande novidade deste ano do Expresso BPI. No final do jogo, num espaço designado no putting green, os quatro jogadores da equipa colocam-se ao longo de uma linha com quatro pontos distanciados 50cm entre si, com o primeiro a um metro do buraco. O objectivo é tentar meter os quatro putts, executando a pancada em simultâneo. Se as quatro bolas entrarem no buraco, a equipa ganha mais um ponto stableford para o total do seu resultado do dia!
Mas além da aliciante possibilidade de se melhorar o resultado da equipa nessa Qualificação Regional, há ainda uma competição paralela para todos os participantes, que receberão uma lembrança do Expresso BPI, havendo ainda um prémio diário para os quatro jogadores da equipa que meter mais putts. Se as bolas entrarem todas, a equipa tem direito a mais uma tentativa. E assim sucessivamente. Se houver mais do que uma equipa com o maior número de putts concretizados, haverá um desempate por sorteio para se declarar o vencedor diário.
Mas isto não é tudo! A equipa que meter mais putts a nível nacional ganha uma inscrição gratuita no Expresso BPI 2025. Se houver mais do que uma equipa com o maior número de putts concretizados, haverá um sorteio para desempatar entre os vencedores diários que tenham alcançado a marca máxima.
Novo Super Putt
Outra novidade prende-se com o ‘Super Putt, que está de volta, mas este ano com algumas alterações em relação ao ano passado. Numa só ocasião durante a volta nas Qualificações Regionais, nas Finais Regionais e na Final Nacional Açores, um putt com mais de dois tacos de comprimento (qualquer taco pode ser utilizado para medir) pode ser repetido pelo outro jogador da dupla – no ano passado qualquer putt podia ser um ‘Super Putt’, agora só um putt que tenha mais de dois tacos de comprimento.
Antes do putt ser executado, a dupla tem de anunciar que vai usar o ‘Super Putt’ e a posição da bola terá de ser marcada a uma cabeça de putter de distância, tirando uma referência, tal como se faria para desviar a marca que interferisse com a linha de outro jogador. Mas agora, mesmo que a primeira bola entre no buraco, a dupla já não terá mais nenhum Super Putt no resto da volta.
Se o primeiro putt não entrar, o segundo jogador repetirá o putt, mas desta vez, ao contrário do que acontecia no ano passado, a dupla terá de optar por esse segundo putt, levantando antes a primeira bola. Ou seja, não pode escolher a melhor das duas bolas. Este é o ‘Novo Super Putt’, que irá acelerar o jogo porque só pode ser pedido uma vez durante a volta.
Golfe nos melhores campos
O Expresso BPI visita alguns dos melhores campos do país. No Norte, onde o palco é o Estela GC, pode-se jogar as Qualificações a 21 ou 22 de Junho. Em Lisboa, no Belas Clube de Campo, as datas das QR são a 2, 3 ou 4 de Julho, mas também a 4 de Setembro. No Douro, a prova visita o Vidago Palace a 6 de Julho para a primeira fase, seguindo-se a Madeira no CG Santo da Serra a 13 de Julho. No Algarve a prova vai até ao Palmares Ocean Living & Golf a 20/7. A 30 ou 31 de Agosto chega a vez dos Açores, no Furnas GC, seguindo-se depois o Alentejo e o Tróia Golf a 20 ou 21 de Setembro. O Centro, que será a última oportunidade de apuramento para a Final Nacional Açores, joga-se no Montebelo Golfe a 12 de Outubro. Veja aqui o calendário completo.
Play-Offs alterados
Até agora, os play-offs de desempate numa classificação de apuramento nas QR e FR era jogado só por um dos quatro jogadores da equipa. Este ano, sempre que o play-off exija mais do que um shot, será uma dupla nomeada pelo capitão de equipa a jogar. E os shots serão alternados até a bola entrar. Assim reforça-se ainda mais o espírito de equipa. Na Final Nacional Açores (para o último lugar de apuramento) e na Finalíssima Açores (para o primeiro lugar), os dois representantes da equipa já não serão a melhor dupla desse torneio, mas sim a dupla escolhida pelo capitão.
Handicaps mais controlados
O Expresso BPI tem o seu próprio sistema de correção de handicaps já há alguns anos, que funciona para garantir que os resultados obtidos na prova são levados em conta na vez seguinte que uma determinada dupla joga. Este ano são reforçadas as percentagens de correção, com todas as categorias de handicap a sofrerem ajustes mais exigentes.