VEM AÍ A 28ª EDIÇÃO

Expresso BPI 2025 está a chegar com muitas novidades e surpresas.
Expresso BPI 2025 está a chegar com muitas novidades e surpresas.

VEM AÍ A 28ª EDIÇÃO

Vem aí mais uma edição do Expresso BPI. Será a 28ª desde que a maior prova do golfe nacional se iniciou em 1998 e, como sempre, vem com várias novidades e surpresas.

As inscrições já abriram no site oficial da prova em mediagolf.pt e esta edição promete ser mais um ano carregado de emoção, competição intensa, espírito de equipa, networking, mas também a possibilidade de rever velho amigos ou, quem sabe, fazer novas amizades.

A prova vai correr o país de norte a sul, com paragens igualmente nas duas regiões autónomas, naquela que é a maior competição desportiva nacional para equipas de empresas.

Não perca a cabeça na areia!

Para a maioria dos golfistas, o jogo do bunker é uma das áreas que costuma dar mais dores de cabeça. Alguns, mesmo, ficam aterrorizados quando vêem a bola entrar no bunker. Mas não tem de ser assim. Basta ligar o descomplicómetro, bater na areia dois dedos antes da bola e acabar o movimento. Fácil, não?
É isso que vamos ver no final de cada dia de Qualificações Regionais, onde a técnica do jogo da areia de todos os participantes vai ser testada. E quem se concentrar mais, não perder a cabeça e bater a bola para mais perto da bandeira em cada dia de QR, vai ganhar um fantástico wedge Titleist Vokey Design SM10.

Volta o Super Putt, mas com nova nuance

O ‘Super Putt está de volta, mas este ano a organização voltou a fazer alterações em relação ao ano passado. Numa só ocasião durante a volta nas Qualificações Regionais, nas Finais Regionais e na Final Nacional Açores, um putt com mais de dois tacos de comprimento (qualquer taco pode ser utilizado para medir) pode ser repetido pelo outro jogador da dupla.

Antes do putt ser executado, a dupla tem de anunciar que vai usar o ‘Super Putt’ e a posição da bola terá de ser marcada a uma cabeça de putter de distância, tirando uma referência, tal como se faria para desviar a marca que interferisse com a linha de outro jogador. Mesmo que a primeira bola entre no buraco, a dupla já não terá mais nenhum Super Putt no resto da volta.

Se o primeiro putt não entrar, o segundo jogador repetirá o putt, mas desta vez, ao contrário do que acontecia no ano passado, a dupla poderá optar por qualquer dos dois putts. Ou seja, pode escolher a melhor das duas bolas. Este é o ‘Super Putt 2025.

Golfe nos melhores campos

O Expresso BPI visita alguns dos melhores campos do país. No Norte, onde o palco é o Estela GC, pode-se jogar as Qualificações a 20 ou 21 de Junho. Em Lisboa, no Belas Clube de Campo, as datas das QR são a 8, 9 ou 10 de Julho, mas também a 3 de Setembro. No Douro, a prova visita o Vidago Palace a 12 de Julho para a primeira fase, seguindo-se a Madeira no CG Santo da Serra a 19 de Julho. No Algarve a prova vai até ao Palmares Ocean Living & Golf a 26/7. A 29 ou 30 de Agosto chega a vez dos Açores, no Furnas GC, seguindo-se depois o Alentejo e o Tróia Golf a 20 ou 21 de Setembro. O Centro, que será a última oportunidade de apuramento para a Final Nacional Açores, joga-se no Montebelo Golfe a 11 de Outubro. Veja aqui o calendário completo.

Play-Offs alterados

Um dos momentos mais emocionantes do Expresso BPI são, sem dúvida, os play-offs de desempate, usados para definir a última equipa apurada tanto nas Qualificações, como nas Finais Regionais, e ainda na Final Nacional Açores. Ou o vencedor da prova na Finalíssima Açores.

Até agora o capitão escolhia uma das duas duplas para jogar esse play-off. Mas em 2025, o capitão pode escolher quaisquer dois jogadores entre os quatro que compõem a equipa. Mais uma decisão para o capitão, que poderá assim nomear os jogadores que, no seu entendimento, são os que resistem melhor à pressão de um momento destes.

Handicaps mais controlados, e de forma mais justa

O Expresso BPI tem o seu próprio sistema de correção de handicaps já há alguns anos, que funciona para garantir que os resultados obtidos na prova são levados em conta na vez seguinte que uma determinada dupla joga. Este ano é introduzida mais uma medida para que isso aconteça. Assim, os handicaps WHS dos jogadores apurados nas Finais Regionais para a Final Nacional ficam congelados no sentido ascendente para a Final Nacional Açores e, no caso de conseguirem depois o apuramento, para a Finalíssima Açores. Desta forma, as correções serão mesmo aplicadas porque os finalistas não terão possibilidade de as eliminar com uma subida de handicap.

Mas, se os finalistas descerem de handicap WHS, mesmo que mudem de dupla, essa descida vai ser levada em conta para a correção. No ano passado, a descida só era levada em linha de conta se a dupla se mantivesse inalterada. Agora mesmo que haja uma alteração de dupla, a descida do WHS vai ser considerada.

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Últimas Notícias

NMM é campeã 2024

Fernando Ferreira, Arménio Santos, António Martins e Patrick Sousa levantaram o irónico troféu Vista Alegre do Expresso BPI, sagrando-se campeões nacionais de empresas pela equipa da NMM.

Tem alguma dúvida?

Pode entrar em contacto connosco através dos seguintes meios: