UMA EDIÇÃO CARREGADA DE NOVIDADES

Expresso BPI 2023 vem com 'Segunda Vida' e 'Super Putt'
Expresso BPI 2023 vem com 'Segunda Vida' e 'Super Putt'

UMA EDIÇÃO CARREGADA DE NOVIDADES

Todos os anos, o Expresso BPI apresenta sempre algumas novidades aos mais de 1400 gestores, empresários e quadros de empresas participantes. Por vezes são apenas pequenos acertos de Regulamento, noutras vezes alterações mais profundas que implicam com a estratégia de jogo a adoptar pelas equipas. Também acontecem quase sempre novidades nas ementas dos bares de campo, ou nos welcome kits entregues aos jogadores, ou também nos eventos que se seguem ao jogo, como sejam os concursos de skills. 

E este ano não será excepção. A prova vai chegar carregada de novidades e surpresas.   

O fim do Joker

O Joker, ou seja a repetição de um determinado shot durante a volta, vai deixar de ser uma opção. Depois de alguns anos em vigor, com várias versões, chegou-se à conclusão que a sua utilização atrasava o jogo nalgumas situações em que as duplas tinham de ir à frente ver como estava a bola e depois tinham de voltara atrás para jogar o Joker. Em nome da rapidez do jogo, a organização da Media Golf decidiu retirar essa possibilidade de repetir qualquer shot, exceto no green, durante a volta. 

‘Segunda Vida’ no último tee 

Pode haver vida para além da morte? Que é como quem diz, pode haver vida depois de um drive batido para o meio do mato? Pode. Mesmo sem Joker no Regulamento, há um shot que vai poder ser jogado duas vezes nas Qualificações e Finais Regionais. O do último tee da volta. Este shot, que já só é batido por um dos jogadores da dupla, já que continuam em vigor as nove saídas obrigatórias, vai poder ser repetido pelo mesmo jogador. E não só pode repetir o shot, como pode escolher a melhor das duas bolas batidas. Desde o ano passado que a última saída podia ser repetida, mas este ano há a opção de escolher o melhor dos dois shots, para evitar demoras no jogo. Assim fica logo tudo resolvido no tee, já não havendo necessidade de ir à frente ver se a primeira bola ficou boa e voltar para trás no caso de ter ficado mal. Há uma ‘Segunda Vida’ no último buraco. E mais rápida.  

Correção dos Handicaps mais exigente

Depois de nos anos do Covid o índice de correção dos handicaps das duplas e das equipas ter sido suavizado para a média das cinco melhores do dia (era das 10 melhores anteriormente), este ano a média que servirá de bitola passa a ser a de metade das equipas participantes no dia. As correções deverão ser assim bem mais robustas, mas terão sempre em linha de conta a evolução positiva do handicap WHS dos jogadores. Se o jogador descer de handicap, essa descida aliviará ou anulará essa correção. 

Além disso, este vai ser o primeiro ano em que as correções dos handicaps de todos os participantes na Final Nacional Açores do Expresso BPI da edição anterior se vão manter em vigor na participação seguinte. Até agora apenas era mantida a correção dos campeões em título da prova. A partir deste ano, essa situação será extensível a todos os finalistas. O objectivo é tentar que a experiência única de jogar uma Final Nacional Açores seja alargada ao maior número possível de golfistas. 

Super Putt

Uma das grandes novidades do Regulamento deste ano é o ‘Super Putt’. Numa só ocasião durante a volta, um determinado putt pode ser repetido pelo outro jogador da dupla. Antes do primeiro putt ser executado, a dupla tem de anunciar que vai usar o ‘Super Putt’ e a posição da bola deverá ser marcada a uma cabeça de putter de distância, tirando uma referência, tal como se faria para desviar a marca que interferisse com a linha de outro jogador. Se a primeira bola entrar no buraco, a dupla mantém a possibilidade de usar o ‘Super Putt’ noutro buraco. Se o primeiro putt não entrar, o segundo jogador repetirá o putt, com a dupla a poder optar de seguida pela melhor bola.

Muitas surpresas e animação

A competição séria é, sem dúvida, um dos factores mais atraentes da prova. Mas o convívio e a animação proporcionados nos dias de Expresso BPI, tornam-no num evento que é a verdadeira festa do golfe nacional. Antes, durante e após o jogo, haverá várias surpresas e competições paralelas, com os já famosos concursos de skills e prémios fantásticos na tômbola mais apetecida do golfe nacional. Não perca tempo e inscreva já a equipa da sua empresa.

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp

Últimas Notícias

Tem alguma dúvida?

Pode entrar em contacto connosco através dos seguintes meios: