Regulamento 2022

A Media Golf, entidade organizadora da Expresso BPI Golf Cup 2022, estabelece os seguintes TERMOS DE COMPETIÇÃO: 

 

1. PARTICIPAÇÃO

Esta prova é aberta a empresas, organizações, associações ou organismos que exerçam a sua actividade na União Europeia. A Media Golf reserva-se o direito de não aceitar a inscrição de quaisquer equipas ou jogadores, sem necessidade de justificar tal decisão. 

 

2. INSCRIÇÕES 

• Cada empresa ou organização participante pode inscrever uma ou mais equipas; 

• Cada equipa é constituída por 4 (quatro) jogadores que completem 18 ANOS ou mais em 2022, com handicap válido reconhecido pela Federação de Golfe do respectivo País. 

• Cada equipa pode inscrever até um máximo de 8 (oito) jogadores, devendo o capitão da equipa informar a Media Golf, com a maior antecedência possível, quem são os jogadores que irão participar em cada uma das fases da prova. 

• No caso da equipa não inscrever de início o número máximo de jogadores permitido, pode-o ir fazendo ao longo da prova até perfazer o total de 8 (oito). 

• Um jogador que tenha jogado por uma determinada equipa, poderá voltar a jogar na mesma edição da prova desde que a sua equipa original já tenha sido, entretanto, eliminada. 

• Qualquer equipa, quando eliminada, pode voltar a participar na mesma edição da prova, na mesma região em que participou originalmente, se existir mais do que um dia de jogo, ou noutra qualquer, com os mesmos jogadores ou outros.

 

3. FORMATO

A prova disputa-se em 4 fases: 

• Qualificações Regionais 

• Finais Regionais 

• Final Nacional 

• Finalíssima 

 

As Qualificações Regionais e as Finais Regionais realizam-se nas seguintes regiões: Açores, Alentejo, Algarve, Centro, Douro, Lisboa, Madeira, Norte e Oeste. 

Nas Qualificações Regionais participam todas as equipas inscritas, ficando ao critério da Media Golf limitar as inscrições para cada dia de prova, consoante a capacidade do campo.  

A confirmação da inscrição é feita por email pela Media Golf.

Nas Finais Regionais participam as equipas classificadas nos primeiros 50% de cada dia de Qualificações Regionais, com o arredondamento feito por defeito (Exemplo: se jogarem 23 equipas num determinado dia de QR, são apuradas 11 equipas para a Final Regional). 

Para a Final Nacional, cada região apura uma equipa finalista por cada 15 participantes nas Finais Regionais. (Exemplo: se jogarem 29 equipas nas QR, é apurada 1 equipa para a Final Nacional). Se o número de apurados numa determinada região for ímpar e o número de dias necessários para a Final Regional for superior a um, as equipas serão distribuídas proporcionalmente pelos dias de jogo, sendo a possibilidade da escolha do dia feita por ordem de chegada dos pedidos. 

A Final Nacional será disputada em 36 buracos, com duas voltas de 18 buracos. O resultado final de cada equipa é a soma dos resultados das duas voltas. Em circunstâncias excepcionais, antes do início da prova, a Comissão de Campeonato poderá alterar o número de buracos a disputar, ou, em qualquer altura, cancelar uma das voltas.

A Finalíssima é jogada pelas quatro primeiras equipas classificadas na Final Nacional. A Finalíssima é realizada em match play, em matches de seis buracos, no sistema de todos contra todos. Em cada buraco está em jogo um ponto. No caso de vitória no buraco a dupla ganha um ponto, no caso de empate ganha meio ponto e no caso de derrota zero pontos. Todos os pontos obtidos nos seis buracos do match contam para o total dos pontos da equipa. A equipa com maior número de pontos no final de todos os matches é declarada vencedora.  Para efeitos do quadro de jogo da Finalíssima, a equipa classificada em primeiro lugar na Final Nacional será a equipa A, a segunda a equipa B, a terceira a equipa C e a quarta a equipa D. A dupla de handicap de jogo mais baixo da equipa A será a dupla A1 e a outra a dupla A2, aplicando-se o mesmo critério para as restantes três equipas. Cada equipa terá de entregar a constituição da sua equipa até às 18 horas da véspera do primeiro dia de jogo da Finalíssima. 

 

O quadro de jogo da Finalíssima será o seguinte:

 quadro_finalissima

Em circunstâncias excepcionais, antes do início da prova, a Comissão de Campeonato poderá alterar o número de buracos a disputar, ou, em qualquer altura, cancelar um dos dias de prova.

 

4. MODALIDADE 

As Qualificações e Finais Regionais são jogadas em Stableford. A Final Nacional é jogada em Medal e a Finalíssima é jogada em Match Play na seguinte variante de «Texas Scramble»: 

• Os quatro membros da equipa são agrupados dois a dois, formando duas duplas; 

• Cada dupla joga duas bolas do ponto de partida (ordem de saída opcional entre os dois jogadores), optando pela melhor bola (no entendimento da dupla); É obrigatório o aproveitamento de um mínimo de NOVE saídas por jogador numa volta de 18 buracos; Depois de um dos parceiros esgotar as 9 saídas máximas que são permitidas, terá de ser escolhida a bola de saída do jogador que ainda não completou as NOVE. Na sua impossibilidade, o buraco é dado como furado.

• Escolhida a melhor bola, os dois jogadores voltam a jogar duas bolas desse local, sendo a 1ª jogada tal como está pelo jogador que a jogou e a 2ª colocada à distância máxima de um cartão de resultados oficial da prova do local onde estava a 1ª, não mais perto do buraco. O procedimento será igual nas áreas de penalidade e nos obstáculos de areia, mas nestes dois casos a bola tem de ser colocada dentro da área de penalidade ou obstáculo de areia. No bunker, o segundo jogador pode alisar a areia com o ancinho antes de colocar a sua bola.   

• O mesmo procedimento será repetido até chegarem ao green; 

• A partir do momento em que escolhem uma bola que esteja no green (e não no ‘avant green’), jogam dessa posição alternadamente, até acabarem o buraco, jogando primeiro o jogador cuja bola não foi escolhida; cada jogador pode fazer o putt com a sua bola ou com a bola do parceiro.

• Se a bola que foi jogada no green voltar a sair do mesmo, os jogadores terão de continuar a jogar alternadamente, não tendo direito a jogar os dois. 

• Durante a volta cada dupla dispõe de 1 (um) Joker, que é a possibilidade de repetir um determinado shot em qualquer altura do jogo, EXCETO NO GREEN. 

A primeira bola deverá ser deixada cair, exceto se o Joker for acionado no tee. Se o Joker for acionado num shot do tee em que já só um dos jogadores da dupla vai bater o shot, apenas esse jogador pode bater o shot do Joker. Antes de acionar o Joker, o par tem que informar os seus marcadores de que o vai fazer. Ao decidir jogar o Joker, as bolas batidas no shot original deixarão de estar em jogo, sendo a dupla obrigada a aproveitar o shot do Joker. O marcador deverá indicar o buraco em que ocorreu a utilização do Joker com um círculo à volta do resultado obtido no buraco. O Joker pode ser utilizado em todas as voltas das Qualificações Regionais, Finais Regionais e Final Nacional. Na Finalíssima cada dupla dispõe de um Joker em cada um dos seis matches em que cada dupla participa. 

• Nas Qualificações Regionais e nas Finais Regionais cada dupla dispõe de um ‘Buraco de Prata’, onde os pontos stableford obtidos são contados a dobrar. A escolha do ‘Buraco de Prata’ tem de ser feita antes do início da volta, no momento do check-in, sendo colado no cartão de jogo, pela Media Golf, um autocolante prateado com o número do buraco escolhido. 

• Nas Qualificações Regionais e nas Finais Regionais, o jogador que bate a saída no último buraco da volta tem direito a um ‘Shot de Prata’, ou seja, tem a opção de bater um segundo shot do tee. Mas ao fazê-lo prescinde da primeira tentativa. O ‘Joker’ não pode ser utilizado no tee em que é utilizado o ‘Shot de Prata’.

• A violação destas regras corresponde à desclassificação no buraco em que a violação ocorreu; 

• A pontuação de cada dupla é a que corresponder à pontuação Stableford net (no caso das Qualificações e Finais Regionais) ou ao número de pancadas net (no caso da Final Nacional) calculados com 3/4 do handicap de jogo, que é determinado aproveitando 60% do handicap de jogo mais baixo e 40% do handicap de jogo mais alto dos jogadores que constituem a dupla; 

• O resultado da equipa é a soma dos resultados net das duas duplas. 

• A Finalíssima é jogada em match play na mesma variante de Texas Scramble descrita em cima e com o mesmo sistema de cálculo de handicap das restantes fases da prova. As pancadas de abono em cada buraco são atribuídas conforme o Stroke Index do campo. Em cada match (partidas de seis buracos), cada jogador terá de aproveitar obrigatoriamente 3 saídas. 

 

5. HANDICAPS

• O handicap máximo para homens e senhoras é de 28.0 WHS, sendo, no entanto, permitida a participação a jogadores com handicap válido superior. Os jogadores com handicaps de 28,1 WHS e superiores serão considerados como tendo 28,0 WHS. 

• Todos os jogadores inscritos devem conhecer o seu handicap WHS válido no dia de jogo e informar a Comissão de Campeonato se existir alguma diferença para o handicap existente no cartão.

• A Comissão de Campeonato reserva-se o direito de alterar o handicap de jogo de qualquer jogador antes do início de cada competição. Nomeadamente, as duplas que obtiverem, num determinado dia de jogo, um resultado superior em relação à média dos 5 melhores resultados do dia, terão o seu handicap de jogo corrigido na próxima volta, com o seguinte factor de correção consoante o handicap de jogo: em 20% da diferença nos handicaps até 5, em 30% da diferença nos handicaps de 6 a 10, em 40% da diferença nos handicaps de 11 a 20 e em 50% da diferença nos handicaps superiores a 21. 

Será ainda estabelecida uma média dos 5 melhores resultados de equipa (soma dos dois resultados de dupla). As equipas que obtiverem um resultado melhor que essa média terão o handicap de jogo de cada uma das duplas corrigido na volta seguinte, com o seguinte factor de correção consoante o handicap de jogo: em 20% de metade da diferença nos handicaps até 5, em 30% de metade da diferença nos handicaps de 6 a 10, em 40% de metade da diferença nos handicaps de 11 a 20 e em 50% de metade da diferença nos handicaps superiores a 21. 

A correção através dos resultados de equipa não é cumulativa com a correção dos resultados de dupla, sendo aplicada apenas a maior das duas. No caso dos dois resultados da equipa terem cinco ou mais pontos ou pancadas a separá-los, será corrigido apenas o handicap da dupla com melhor resultado. 

Todas as correções aplicar-se-ão mesmo no caso dos jogadores mudarem de duplas na fase seguinte; ainda que se verifique mudança de campo entre fases ou voltas da mesma fase; e serão cumulativas com outras correções que aconteçam posteriormente na mesma edição do Expresso BPI Golf Cup. No caso de um ou dos dois jogadores da dupla baixarem o seu handicap WHS entre duas fases, isso será levado em linha de conta na correção. Para isso, a dupla tem de se manter inalterada. 

Os jogadores que integrem as equipas participantes na Final Nacional e que tenham tido o seu handicap de jogo corrigido durante essa edição da prova, manterão a correção na edição seguinte. Se os finalistas baixarem o seu handicap WHS isso será levado em linha de conta na correção. 

• Os dois elementos de cada par não poderão ter uma diferença superior a 15 entre os handicaps de jogo de cada um. Para preencher este requisito, um jogador pode optar por baixar o seu handicap de jogo até ao máximo da diferença. 

 • Nas Finais Regionais, na Final Nacional e na Finalíssima: no caso dos jogadores terem uma evolução de handicap no período entre a realização de duas fases da prova, e não sendo possível a constituição dos pares, entre todos os elementos inscritos na equipa, que cumpra a regra da diferença máxima de 15, a equipa terá de optar pela descida do handicap mais alto. 

 

6. HORAS DE SAÍDA E GRUPOS 

Se os jogadores de um par chegarem ao ponto de partida da competição, prontos para iniciar o seu jogo, dentro de 5 minutos depois da hora de saída, na ausência de razões que justifiquem abolir a penalidade de desclassificação, será a dupla penalizada com 2 pancadas no 1º buraco. 

Hora de saída é a hora que constar no «draw» ou a hora que o «starter» chamar os jogadores se for mais tarde do que a constante no «draw». 

Nas Qualificações Regionais e nas Finais Regionais, se faltar um dos jogadores da dupla, o mesmo pode juntar-se ao seu par, sem penalidade, antes da 1ª pancada a dar no green de qualquer buraco. Só que, nesse caso, o jogador que estiver sozinho só poderá jogar uma bola até que o seu parceiro entre no jogo, não podendo jogar no green (ver Condição 4, n.º 5).

Os jogadores não podem mudar de grupo após a saída sem autorização expressa da Comissão da Competição. Um grupo não poderá nunca ser formado pelos dois pares da mesma equipa. 

 

7. DESEMPATES

Qualificações Regionais e Finais Regionais: no caso de se registar um empate entre duas ou mais equipas no último lugar de apuramento é realizado um play-off de chipping e/ou putting entre um representante de cada uma das equipas empatadas. O representante é nomeado pelo capitão de equipa. É feito um sorteio para determinar a ordem de jogo. A equipa que fizer o menor número de pancadas para colocar a bola dentro do buraco (ou mais perto do buraco no caso de não existir no local um putting green) é a vencedora e passa à fase seguinte da prova. Se uma das equipas empatadas não tiver nenhum representante presente na altura do play-off, que acontecerá durante a entrega de prémios, essa equipa perderá por falta de comparência. Se não estiverem presentes representantes de nenhuma das equipas empatadas, o critério de desempate é o mesmo aplicado para todos os outros desempates: É apurada a equipa que some o menor handicap de jogo. Se o desempate persistir é apurada a equipa com o melhor resultado de par. Se ainda assim persistir o empate, o apuramento será feito pelos melhores 9, 6, 3 e 1 últimos buracos do percurso, e, por último, por sorteio

Na Final Nacional, em caso de empate para o 4º lugar, o desempate será feito num  ‘play-off’ em morte súbita, a realizar no buraco 18, ou outro a nomear pela Comissão de Campeonato antes do início da prova, jogado pelas duplas que, em cada equipa empatada, tiverem o melhor resultado da última volta – no caso de ambas as duplas terem o mesmo resultado, a equipa decide qual a dupla que joga o ‘play-off’. Para os restantes lugares da classificação ganha a equipa que some o menor handicap. Se o empate persistir ganha a equipa que tenha o melhor resultado de dupla nas duas voltas. Se ainda assim persistir o empate ganha a equipa que tiver os melhor resultado de dupla em 18 buracos. Se ainda assim persistir o empate ganha a equipa que tiver os melhores 9, 6, 3 e 1 últimos buracos do percurso, e por último, o desempate será feito por sorteio. 

Na Finalíssima, em caso de empate para o 1º lugar, o desempate será feito num  ‘play-off’ em morte súbita, a realizar no buraco 18, ou outro a nomear pela Comissão de Campeonato antes do início da prova, jogado pelas duplas que, em cada equipa empatada, tiverem obtido o maior número de pontos na Finalíssima. No caso de ambas as duplas terem o mesmo número de pontos, a equipa decide qual a dupla que joga o ‘play-off’. Para os restantes lugares da classificação ganha a equipa que some o maior número de vitórias em buracos. Se o empate persistir ganha a equipa que some o menor handicap. Por último, o desempate será feito por sorteio.

 

8. SUSPENSÃO DA COMPETIÇÃO 

Na eventualidade de suspensão da competição por razões potencialmente perigosas o jogador tem que descontinuar imediatamente o seu jogo. 

Nota: A suspensão da competição por razões potencialmente perigosas será assinalada por um toque prolongado de buzina. Quaisquer outras suspensões serão assinaladas por vários toques consecutivos e curtos de buzina.

 

9. ALTERAÇÕES

A Comissão de Campeonato reserva-se o direito de, em qualquer altura, completar ou modificar os presentes Termos de Competição, cancelar qualquer volta, suspender a competição ou modificar a forma de jogo. 

 

PENALIDADE POR VIOLAÇÃO DOS TERMOS DE COMPETIÇÃO: DESCLASSIFICAÇÃO DA PROVA (excepto as violações ao ponto 4 deste regulamento em que acontece apenas desclassificação no buraco em que ocorreu a violação) 

 

As regras da Competição são as Regras de Golfe aprovadas pelo R&A Rules Limited e as Regras Locais fixadas pela Comissão de Campeonato.

 

COMISSÃO DE CAMPEONATO 

João Morais Leitão (Media Golf)

João Coutinho (Árbitro Internacional) 

Representante do Campo de Golfe onde a prova se estiver a realizar


iskenderun escort
Adana Escort
Adıyaman Escort
Afyon Escort
Ağrı Escort
Aksaray Escort
Amasya Escort
Ankara Escort
Antalya Escort
Antep Escort
Ardahan Escort
Artvin Escort
Aydın Escort
Balıkesir Escort
Bartın Escort
Batman Escort
Bayburt Escort
Bilecik Escort
Bingöl Escort
Bitlis Escort
Bolu Escort
Burdur Escort
Bursa Escort
Çanakkale Escort
Çankırı Escort
Çorum Escort
Denizli Escort
Diyarbakır Escort
Düzce Escort
Edirne Escort
Erzincan Escort
Elazığ Escort
Erzurum Escort
Eskişehir Escort
Giresun Escort
Gümüşhane Escort
Hakkari Escort
Hatay Escort
Iğdır Escort
Isparta Escort
İskenderun Escort
İstanbul Escort
İzmir Escort
İzmit Escort
Karabük Escort
Karaman Escort
Kars Escort
Kastamonu Escort
Kayseri Escort
Kıbrıs Escort
Kırıkkale Escort
Kırklareli Escort
Kırşehir Escort
Kilis Escort
Kocaeli Escort
Konya Escort
Kütahya Escort
Malatya Escort
Manisa Escort
Maraş Escort
Mardin Escort
Mersin Escort
Muğla Escort
Muş Escort
Nevşehir Escort
Niğde Escort
Ordu Escort
Osmaniye Escort
Rize Escort
Sakarya Escort
Samsun Escort
Siirt Escort
Sinop Escort
Sivas Escort
Şırnak Escort
Tekirdağ Escort
Tokat Escort
Trabzon Escort
Tunceli Escort
Urfa Escort
Uşak Escort
Van Escort
Yalova Escort
Yozgat Escort
Zonguldak Escort
Alaçatı Escort
Aliağa Escort
Alsancak Escort
Bornova Escort
Buca Escort
Çeşme Escort
Çiğli Escort
Gaziemir Escort
Karşıyaka Escort
malatya escort
malatya escort
iskenderun escort
iskenderun escort
iskenderun escort
ankara escort
etimesgut escort
çankaya escort
altındağ escort
mamak escort
keçiören escort