Já abriram as inscrições para o Expresso BPI Golf Cup 2024. A 27.ª edição do maior evento desportivo nacional para equipas de empresas começa no dia 21 de Junho no Estela Golf Club, com as Qualificações Regionais do Norte, e prolonga-se até Abril do próximo ano, com a Finalíssima Açores, no CG Ilha Terceira. Pelo meio ficarão 27 dias de intensa competição em duas fases regionais jogadas em oito campos um pouco por todo o país, e a Final Nacional Açores, a realizar em Novembro, em S. Miguel.
Mas para perceber o fenómeno de popularidade em que o Expresso BPI se tornou junto de milhares de empresários, gestores e quadros que jogam golfe em Portugal, nada como ler o que alguns deles já disseram sobre a prova ao longo dos anos.
“É uma prova que se tornou incontornável no panorama do golfe e do desporto para empresas”, diz Francisco Pinto Balsemão, o Chairman do Grupo Impresa, que esteve na fundação do torneio há 25 anos.
“Este torneio é sinónimo de qualidade, rigor, inovação, liderança e solidariedade”, diz por seu lado Fernando Ulrich, Chairman do Banco BPI.
“É o melhor torneio de golfe que existe em Portugal, não há outro igual, por mais que se tente copiar”, afirma João Vieira Pereira, director do Expresso e também ele um participante habitual. “É muito bem organizado, os campos escolhidos são sempre de topo – e acho que isso faz a diferença relativamente a outros torneios”, explica o jornalista.
João Pedro Oliveira e Costa, CEO do BPI, aponta vários factores para o sucesso da prova, que classifica como “a prova rainha do golfe em Portugal”. “A forma exemplar como a Media Golf se envolve na organização e na relação com os jogadores e com as equipas. A modalidade, este texas scramble modificado, com inovações sucessivas no próprio regulamento. E, finalmente, o grupo de sponsors que se tem mantido firme e sistemático no apoio à prova”.
Para Manuel Violas, Presidente do Grupo Solverde, que é um dos totalistas da prova, tendo jogado em todas as 25 edições desde 1998, “esta é uma prova que apaixona toda a gente”.
“Não há nenhum evento desportivo para empresas que tenha esta dimensão”, afirmou o saudoso André Jordan, antigo Presidente do Grupo André Jordan.
Pedro Barreto, antigo administrador executivo do BPI, que esteve na decisão de começar a patrocinar a prova logo na sua primeira edição em 1998, diz que “este é simplesmente o melhor torneio de golfe português”.
António Moura Portugal, sócio da DLA Piper, uma das maiores sociedades de advogados de todo o mundo, concorda: “É o torneio número um incontestado em Portugal. É a competição em que todos os golfistas amadores procuram estar todos os anos e que estes preparam afincadamente”.
“Para mim, o Expresso BPI é a prova do ano, estou sempre à espera que comece”, revela Ricardo Martinho, Presidente da IBM Portugal.
Já Victor Cruz, CEO do Grupo Bensaude, o maior grupo económico açoriano, é taxativo: “Este é ‘O’ torneio de golfe em Portugal”.
Augusto Azevedo, COO da Pathena, refere três factores que explicam a longevidade do evento: “A excelente organização, os belíssimos campos onde se joga e a forma como consegue envolver outros parceiros que trazem mais valias importantes para o torneio”.
Miguel Franco de Sousa, presidente da Federação Portuguesa de Golfe, diz de forma perentória: “Se a prova não tivesse qualidade, se não tivesse inovação, se não tivesse rigor na organização, com pessoas muito profissionais naquilo que fazem, não estava com certeza aqui há mais de 20 anos e com vontade de continuar”.
“Eu acho que não há torneio nenhum igual a este”, afirma, por seu lado, Pedro Soares Franco, managing partner da Get Wash, empresa de serviços de logística e lavagem de automóveis. “Além da competição em si, que é sempre divertida, a excelente organização e o bom ambiente são diferentes de tudo o resto. É quase um ambiente familiar, como se fôssemos de férias todos os anos para o mesmo sítio, onde é sempre bom voltar.”
Por falar em férias, e em sítios onde é bom voltar, Ciriaco Campus, Director Geral do mítico Belmond Reid´s Palace Hotel, da Madeira, refere que a prova “tem uma grande exposição a nível nacional, o que permite divulgar não só as empresas como o desporto do golfe em si, até para quem não é praticante”.
Para Jorge Abreu, administrador da Viagens Abreu, “a organização e os parceiros associados são muito fortes, dão muita credibilidade ao evento, que tem sabido inovar permanentemente”.
“É uma referência a nível nacional, toda a gente conhece – e é o torneio mais importante e aquele que todos querem ganhar. Faz uma grande promoção à modalidade levando-o a várias zonas do país”, diz Jorge Sousa, administrador da Visabeira Global, sublinhando o cariz verdadeiramente nacional da prova.
Espírito de equipa
Sendo o único grande torneio em Portugal jogado por equipas de quatro jogadores – e num desporto em que as pessoas estão habituadas a que seja cada um por si, o team building é um factor aliciante. “Jogando-se por equipas e de empresas, dilui, digamos assim, o factor individual. Há um conjunto de características que fazem do Expresso BPI uma prova que todos gostamos de jogar”, sublinha João de Deus Pinheiro, antigo Comissário Europeu.
“Num jogo primordialmente individual, este é torneio que mais espírito de equipa cria”, concorda Luis Paupério, chairman da I2S, que acrescenta: “É também o torneio mais mediático, mas principalmente o mais bem organizado”.
Anthony Gibson, antigo CEO da Publicis Portugal, refere que jogou “muitos torneios corporate a nível europeu e até mundial, e devo dizer que este é de longe o melhor”. Para o executivo publicitário, “quem gosta de golfe, tem de gostar desta modalidade, mas há também muito networking e a oportunidade de conhecer boa gente.”