Saiba tudo sobre a prova
Vem aí a 22ª edição do Expresso BPI

Já abriram as inscrições para a maior prova do golfe nacional, que está de volta para a 22ª edição. Já sabe onde vai jogar? A prova começa a percorrer o país todo a partir de dia 1 de Junho.

 

 

 

Por Rodrigo Cordoeiro

Fotografia por Filipe Guerra

 

Já aquecem os motores para o Expresso BPI Golf Cup 2019. A 22.ª edição da maior competição desportiva para empresas de Portugal (em 2018 participaram 385 equipas e mais de 1600 jogadores) começa já no fim-de-semana de 1 e 2 de Junho, no Furnas Golf Course, nos Açores, estendendo-se até à Finalíssima a 7 e 8 de Dezembro, este ano com um novo palco: depois de seis anos no Vidago Palace Golf Course, a última etapa da competição muda-se para o Tróia Golf Championship Course.

O Expresso BPI é o único torneio nacional de golfe jogado por equipas de quatro jogadores. Num desporto em que as pessoas estão habituadas a que seja cada um por si, o team building é um aliciante extra, não sendo porém obrigatório que as formações sejam exclusivo de quadros ou colaboradores; podem ser clientes, fornecedores ou simplesmente amigos.

Há até empresas que, pura e simplesmente, patrocinam uma formação de quatro jogadores para participar em nome dela, esperando com isso obter o retorno que lhe poderá ser proporcionado pelos seus Media Partners: Expresso e SIC Notícias, entre outros não oficiais. O Expresso BPI é a marca mais conhecida do golfe nacional, um autêntico clássico, e o seu sucesso assenta no triunvirato competição-convívio-networking; e, claro, numa organização sempre muito elogiada.

As inscrições mantêm-se nesta altura abertas e assim continuarão posteriormente para as outras sete regiões do país por onde a prova irá passando ao longo dos próximos meses na sua fase regional (composta por duas etapas, Qualificações e Meias-Finais), antes da Final Nacional Açores, a 15 e 16 de Novembro, este ano no Clube de Golfe da Ilha Terceira. 

Além dos Açores, onde o ano passado foi batido um novo recorde de inscrições, com 31 equipas – o anterior máximo era de 23 –, o Expresso BPI joga-se em Lisboa (Belas Clube de Campo, Sintra), Norte (Estela Golf Club, Póvoa de Varzim), Centro (Golfe Montebelo, Viseu), Algarve (Palmares Ocean Living & Golf Resort, Lagos), Douro (Vidago Palace, Chaves), Alentejo (Tróia Championship Golf Course, Grândola) e Madeira (CG Santo da Serra, Machico).

O Expresso BPI joga-se invariavelmente no formato de texas scramble modificado, mas com variantes em cada fase: a nível regional, stableford (por pontos), na Final Nacional, em stroke play (por pancadas); e na Finalíssima, desde 2017, com grande êxito dada a emoção das duas últimas edições, em match play (despique entre oponentes, buraco a buraco).

As quatro primeiras equipas na Final Açores apuram-se para a Finalíssima em Tróia, onde irão discutir quem é a campeã nacional de empresas 2019, a qual, além do já mítico troféu da Vista Alegre, conquista o prémio de jogar uma volta no igualmente mítico Old Course de St. Andrews, na Escócia, onde aliás esteve recentemente, a desfrutar do prémio, a campeã em título, a Nike, com Rui Coelho, Ricardo Pereira, Pedro Silvestre e Luís Filipe Luís.