Finalíssima 2017
Orthoantas lidera a meio da Finalíssima

Foram 369 as equipas que participaram inicialmente na edição deste ano do Expresso BPI Golf Cup, oriundas de oito diferentes regiões do país. Neste momento só há quatro sobreviventes e estão a disputar este fim-de-semana a última etapa do circuito, ou seja, a Finalíssima, no Vidago Palace Golf Course, perto de Chaves, em Trás-os-Montes. 

Orthoantas (Região Norte), Freixenet (Lisboa), Colégio dos Plátanos (Lisboa) e Ignacio González Montes (Douro) são as formações em competição numa nova modalidade de jogo: match play, em partidas de seis buracos, no que se inspira no GolfSixes, nome dado a um torneio recém-criado – e com grande sucesso – pelo European Tour e que vai de encontro às novas tendências do golfe. 

Não é um match play clássico, na medida em que em cada encontro estão em jogo seis pontos, atribuindo-se um ponto por cada buraco ganho e meio ponto por empate. No formato de round robin (todos os pares contra todos os pares), sagra-se campeã nacional de empresas a equipa que mais pontos somar sábado e domingo, num total 144 pontos em jogo – 72 em cada dia. 

Hoje, no primeiro dia, cada um dos oito pares efectuou três matches e o equilíbrio foi a nota dominante. A Orthoantas lidera com 20,5 pontos, seguindo-se a espanhola Ignacio González Montes com 17,5 e depois a Freixenet e o Colégio dos Plátanos, ambos com 17. Nenhum dos pares conseguiu somar por vitórias os três jogos que disputaram.

 

A constituição das equipas é a seguinte: 

FREIXENET

Duarte Sousa Coutinho

António Mendonça Alves

Tomás Moreno

João Pedro Andrade

COLÉGIO DOS PLÁTANOS

Marco Rios

Eric Hill

Nuno Rafael Mota

Nuno Silva

IGNACIO GONZALEZ MONTES

Juan Gonzalez

Eloy Calatayud

Joaquin Calatayud

Jose Maria Fernandez

ORTHOANTAS

Agostinho Pereira da Silva

Sérgio Martins

Rui Veloso

Fernando Maganinho