Qualificações Regionais
Madeira encontra últimos finalistas

Já está definido o lote de equipas que a 10 e 11 de Novembro irão competir na Final Nacional Açores 2017 do Expresso BPI Golf Cup. As últimas duas vagas foram preenchidas no último fim-de-semana na Região da Madeira, no Clube de Golfe do Santo da Serra (CGSS), pelo Anadia Shopping, campeão nacional em 2000, e a Prazer do Mar (actividades marítimo-turísticas), vice-campeã nacional em 2014. 

As Qualificações Regionais, no sábado, contaram com nada menos do que 34 equipas (ao todo estiveram em campo 136 jogadores), e já aqui a Prazer do Mar e o Anadia Shopping se evidenciavam, terminando esta primeira etapa no primeiro e sexto lugares, com 86 e 83 pontos, respectivamente. Pelo meio, Hotel The Vine (85), Coral (84), First4 You/Flinstones (84) e Avalibérica (83). 

Quando João Morais Leitão, da Media Golf, anunciou que o troféu para a equipa vencedora das Qualificações Regionais passou a ter o nome de Miguel Tavares, em memória do ilustre membro do CGSS falecido este ano, a sala levantou-se em aplausos. “Talvez o momento mais comovente que presenciei em 20 anos de Expresso BPI Golf Cup”, disse. 

Carlos Gouveia, Manuel Brazão, Mário Aguiar e André Costa, da Prazer do Mar, receberam o Troféu Miguel Tavares das mãos de Miguel Tavares júnior e de António Henriques, presidente do CGSS. E no dia seguinte, nas Meias-Finais Regionais, voltaram a brilhar: com 83 pontos, obtiveram o segundo lugar e o respectivo passaporte para o Clube de Gofe da Ilha Terceira. 

Madeira_out2_a

A 'Prazer do Mar' com Mário Aguiar, Carlos Gouveia, André Costa e Manuel Teixeira Brazão / © Filipe Guerra

“Está cada vez mais difícil, a concorrência é muita, mas acho que a experiência já começa a contar um pouco a nosso favor, já estamos dentro do ritmo e conhecemos os cantos à casa”, afirmou o capitão da Prazer do Mar, Carlos Gouveia. “Este é um dos torneios em que mais gostamos de participar, e na Final vamos dar o nosso melhor para tentar marcar presença novamente na Finalíssima.” 

No domingo as condições climatéricas estavam mais difíceis, houve chuva nas duas primeiras horas de jogo e o terreno ficou ainda mais pesado. Os resultados foram mais baixos do que na véspera, e para o Anadia Shopping 84 pontos foram suficientes para vencer a jornada e o Troféu José Agostinho Pereira de Gouveia, também este em memória de um distinto membro do CG Santo da Serra já falecido. 

Madeira_out1_a

Ricardo Antão, Fernando Paulino, Pedro Henriques e Diogo Nunes da Anadia Shopping 84 / © Filipe Guerra

“Estamos felizes até porque somos uma equipa recém-formada, este quarteto especifico nunca tinha jogado junto e acabou por funcionar na perfeição. Acho que fomos premiados pela nossa regularidade”, afirmou Pedro Henriques, capitão de um conjunto formado ainda por Diogo Nunes, Fernando Paulino e Ricardo Antão, todos estreantes na Final Nacional. 

A mostrar quem eram as equipas mais fortes em competição, Avalibérica (79 pontos), First4 You/Flinstones (77) e Coral (76) repetiram nas Meias-Finais o top-5 das Qualificações. No top-10 de domingo ficaram ainda, por esta ordem, o Hotel The Vine (75), Clube TAP Portugal (75), Miguel Tavares/Flinstones (73), Linha Funcional (73 e BPI (71).