Qualificações Regionais
Eleva-se a contagem em Lisboa

Tinham sido 64 equipas nos três primeiros dias de Qualificações Regionais de Lisboa, foram mais 42, esta semana, na quarta e quinta jornadas, no Belas Clube de Campo. E se a contagem de apuradas para as Meias-Finais se saldava em 36, a este número somam-se agora mais 23, para um total de 59. O cair do pano regional será a 12 de Julho, numa sessão extra depois de esgotadas as cinco primeiras. 

Houve 22 quartetos em campo na terça-feira, para apurar metade para a fase seguinte, mais uma Lucky Loser, cujo sorteio sorriu à SoftFinança. Nesse dia saiu vencedora a estreante Fine & Country, empresa de imobiliária vocacionada para o mercado de luxo. A sua colaboradora Alexa Corte-Real, irmã de Sean Corte-Real, antigo campeão nacional amador e profissional, foi a impulsionadora da sua presença no Expresso BPI Golf Cup – e acabou por revelar-se a grande sensação do dia juntamente com o seu parceiro José Nuno Torgal. 

Fine_Country

A Fine & Country foi a vencedora do dia 27: Frederico Simões de Almeida, Alexa Corte-Real e José Nuno Torgal (falta Nuno Castro) / © Filipe Guerra

Juntos, somaram a melhor marca net do dia, 47 pontos, o que correspondeu também ao melhor resultado gross, com 4 abaixo do par – tudo isto no formato de texas scramble modificado. “Não participava no torneio há muito tempo, a última vez que joguei foi com o José Vaz Guedes, pela Somague, aliás, não tenho jogado muito golfe, a disponibilidade é pouca, mas o Expresso BPI foi o empurrãozinho que faltava”, explica Alexa Corte-Real. “Foi um dia de sonho nesta modalidade de jogo, daquele em que falhamos um shot e o nosso parceiro está lá, e vice-versa.” 

O outro par da Fine & Country, composto por Nuno Castro e Frederico Simões de Almeida, entregou um cartão de 38, perfazendo o colectivo 85 pontos. Todos os elementos desta equipa são do Clube de Golfe do Estoril, excepto Alexa, que é da Quinta da Marinha. 

A Allianz foi segunda classificada com 83 pontos e a restante concorrência ficou a alguma distância, pois mais nenhum outro conjunto obteve resultados nos 80. Esta é a mesma equipa da Allianz que foi campeã nacional na edição de 2012 – a Miguel Portela de Morais, Tiago Costa e João Oliveira, juntou-se este ano Miguel Amaral no lugar de Mariana Portela de Morais. 

Os restantes apurados foram, por esta ordem, o Clube de Golfe de Belas, Restaurante Mandarim, BPI 1 e Penta View, todos com 79 pontos; a Freixenet (78), BPI 2 (77), Norgolfe (77), As Belas (77) e a Dueto, em cujo quarteto joga um dos totalistas dos 20 anos do Expresso BPI Golf Cup, José Pedro Jesus. 

Na quarta-feira, num dia com chuva e vento, estiveram 20 equipas em competição e os resultados no topo foram, naturalmente, mais baixos do que na véspera. O Colégio dos Plátanos e o Clube de Golfe de Belas 2 obtiveram as melhores marcas com 82 pontos, cabendo ao primeiro a vitória no desempate pelo mais baixo handicap. 

Para o Colégio dos Plátanos, esta foi a sua segunda equipa apurada para as Meias-Finais, pois já lá tinha colocado uma no primeiro dia de Qualificações Regionais Lisboa. Eric Hill e Marco Rios estiveram em evidência no conjunto vencedor, com 42 pontos e a melhor marca gross, com 4 abaixo do par; Nuno Rafael Mota e Nuno Silva corresponderam pelo seu lado com um 40. 

Colegio_dos_Platanos

Colégio dos Plátanos, vencedores no dia 28: Nuno Rafael Mota, Nuno Silva, Marco Rios e Eric Hill / © Filipe Guerra

“Estava difícil, não só pelo tempo que fazia, também pela colocação das bandeiras, que não facilitava; as pin positions estavam em sítios perigosos e não dava para arriscar”, conta Marco Rios, capitão do Colégio. “Não começámos bem, mas depois encarrilámos e acabámos com uma boa marca, embora pudéssemos ter feito mais um ou dois birdies. Não estávamos à espera de ganhar com esta pontuação, estamos a guardar os pontos para as Meias-Finais.” 

A Engle & Volvers foi a terceira e última equipa a atingir a fasquia dos 80, no limite, sendo seguida do Millennium BCP (78), Clube de Golfe de Belas 1 (78), Mercedes-Benz/C. Santos VP (77), Vulcano (77), MLGTS (76), BPI 2 (76) e BPI 1 (76). O Lucky Loser foi a Vinicom 2. 

No próximo fim-de-semana jogam-se as Qualificações Regionais Douro, no Vidago Palace Golf Course.