Qualificações Regionais Norte
27 equipas seguem em frente para as Meias-Finais

As Qualificações Regionais Norte jogaram-se no fim-de-semana, como habitualmente no Estela Golf Club, na Póvoa de Varzim, em duas jornadas distintas, tendo apurado metade das equipas participantes em cada uma delas, mais duas Lucky Losers (por sorteio), para as Meias-Finais Regionais, agendadas para 30 de Setembro. 

No sábado, com algum vento a entrar em jogo, estiveram 20 conjuntos em campo, saindo vencedora, de forma destacada, a Formstampa, com 90 pontos na modalidade de texas scramble modificado, mais sete pontos do que a segunda classificada, a Orthoantas.

Estela_2017_vista 

No Estela Golf Club, a vista deslumbrante sobre o Atlântico pode ser um factor de distração para os golfistas / © Filipe Guerra

“Jogamos juntos no torneio há dez anos e nunca fizemos um resultado tão bom como agora; metemos muito putts anormais, entrava quase tudo”, justifica Paulo Pereira, o capitão da Formstampa, empresa do Quantal Group, fundada em 2001, e especializada em serviços chave na mão nas áreas de decoração, arquitectura e construção. 

A dupla da Formstampa composta por João Pedro Almeida/Pedro Mansilha foi a melhor do dia em net, com 47 pontos; Paulo Pereira, com Alexandre Melo, perfez 43. 

Quanto à Orthoantas (Serviços Clínicos), contou com a grande estrela do pitch & putt em Portugal, actual vice-campeão nacional da especialidade, Hugo Espírito Santo, que, unindo forças com Fernando Maganinho constitui o melhor par gross do dia, com 2 abaixo do par, a que corresponderam 44 pontos net; o seu outro par, Agostinho Pereira da Silva/Sérgio Martins, somou 39. 

O total de 83 deu ainda assim à Orthoantas três pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, o restaurante japonês Seikö, que prevaleceu no desempate – pelo mais baixo handicap – com a Cerealis, o Estela Golf Club Feminino, num trio com 80 pontos. 

Apuraram-se ainda o Estela Golf Club (79), NOS 2 (79), Citygolf (79), NOS 1 (79) e BB-95-Fábrica de Chapéus (78), esta no limite do cut, com 78 pontos. O Estela Golf, S.A foi a Lucky Loser do dia. 

No domingo com melhores condições climatéricas que no sábado, participaram 29 equipas, com a Equipleva a alcançar o primeiro lugar com 89 pontos, mas no seu caso a ganhar com apenas três pontos de vantagem sobre a Viagens Abreu, a Nors e a NMM, as suas mais próximas concorrentes. 

Estela_2017_Jervell

 Tomás Jervell, CEO do grupo NORS, e Alexandre Quintas e Sousa, presidente do Estela Golf Club, foram dois dos cerca de 200 jogadores que competiram nos dois dias de QR Norte na Estela / © Filipe Guerra

“Ficámos francamente satisfeitos, renovámos a equipa com dois elementos e tivemos um incremento nos resultados”, disse Rui Feijóo Pinto, capitão da Equipleva, empresa de Soluções de Acesso. “Segundo o novo regulamento, vamos sofrer um ajuste nos handicaps, mas quero acreditar que temos hipótese na próxima etapa, que é sempre mais mais difícil; acredito que temos margem de manobra para discutir o acesso à Final Nacional”, acrescentou. 

Rui Feijó Pinto formou parceria com Vasco Costa somando 45 pontos, a juntar aos 44 de Luís Perez/António Galiza Carneiro. 

A Viagens Abreu, segunda classificada, entrou com uma equipa de luxo do Club de Golf de Miramar, nomeadamente com o antigo campeão nacional amador absoluto Mário Nuno Coelho, e com Tomás Bessa, jogador da selecção nacional de homens. O primeiro jogou com Jorge Abreu registando 44 pontos, no que foi a melhor prestação gross do dia, com 5 abaixo do par; o segundo esteve com Luis Themudo marcando 42. 

Além das quatro equipas já mencionadas, passaram ainda à fase seguinte no domingo o Estela Golf, S.A (84), TNCarstore (82), CLA (81), Sampaio & Sampaio (80), Mercedes-Benz/Nasamotor (80), NOS 3 (80), Eurotux (80), Mercedes-Benz/Nasamotor 2 (80), NOS 1 (79), NOS 2 (78) e Carsistema (78). O BPI 2 foi o Lucky Loser. 

Estela_2017_Teixeira_santos

 O antigo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, que integrou a equipa da CLA, escolheu a cor azul entre as várias opções de bolas Volvik que a organização oferece aos participantes /© Filipe Guerra

O Expresso BPI Golf Club continua já esta semana, terça e quarta-feira, com a quarta e quinta jornadas das Qualificações Regionais Lisboa, no Belas Clube de Campo.