Centro
Montebelo Golfe - Viseu

Os primeiros 18 buracos do Golfe de Montebelo, entre as serras da Estrela e do Caramulo, na região da Beira Alta, foram inaugurados em Setembro de 1997. Outros 9 buracos abriram em Junho de 2007. Todos desenhados pela dupla britânica Mark Stilwell e Malcom Kenyon.

Montebelo surge como um desafio de montanha a poucos minutos do centro de Viseu, integrado num empreendimento com 200 hectares. O terreno é ondulado, estendendo-se sobre vales, colinas, planaltos, vertentes íngremes, num cenário onde predominam pinheiros, carvalhos e a tradicional vegetação rasteira de tojo e urze.

O campo original, chamado Caramulo (do 1 ao 18) desenrola-se ao longo de 6317 metros. Construído numa mata virgem e acidentada, houve a preocupação de evitar a remoção de terra, por forma a manter as características naturais do terreno, pelo que tem muitos dog legs, alguns deles apertados e de sentido inverso à inclinação do terreno.

A ondulação origina muitos ressaltos de bola e exige que se jogue com frequência a partir de planos inclinados, com a bola acima ou abaixo dos pés. Depois há uma vasta gama de blind shots e, amiúde, ramos de árvores surgem no caminho do voo da bola, obrigando os jogadores a visarem trajectórias alternativas.
  
A principal dificuldade é mesmo o arvoredo, pois há apenas dois buracos com água frontal, ambos par-4 – o 6, com o lago a poucos metros da saída, e o 16, com o lago junto ao green e à distância do segundo shot.  Em certas zonas do campo o coração pode pedir um driver, mas a razão aconselhará um ferro. Há ainda que lidar com muitos bunkers.

O buraco 16 do Caramulo, um par-4 descendente com um green enclausurado num vale e antecedido de um lago, foi selecionado para integrar a primeira colecção filatélica dos CTT dedicada ao golfe, intitulada “Campos de Golfe Portugueses – 18 buracos emblemáticos”.

Os 9 buracos mais recentes são mais curtos e inserem-se na zona mais acidentada da propriedade. Aliados aos 18 buracos originais, permitem três combinações possíveis de 18 buracos. Além do Caramulo, existem os percursos Estrela (10-27) e Buçaco (19-9).

Par 72
Comprimento 6.137 metros
Inauguração 1997
Arquitectos Mark Stilwell e Malcom Kenyon